sábado, 12 de junho de 2010

Culinária

Com um cardápio variado, a culinária paraibana contribui para o desenvolvimento do turismo.
Além de divulgar a Paraíba como um dos mais atrativos roteiros turísticos do Nordeste e do país, o Governo do Estado também tem trabalhado na divulgação de nossa gastronomia, que reflete a diversidade brasileira e tem sido uma das formas de atração turística.
Assim como cada região tem sua gastronomia própria, a Paraíba também tem a sua especial e peculiar forma de provocar água na boca. Os sabores da terra se misturam fazendo um verdadeiro festival de aromas. E tem coisa melhor que comer algo com sabor? Na Paraíba, você vai descobrir o que a nossa culinária pode fazer com o seu paladar.
No Litoral, os frutos do mar fazem a festa e são preparados logo após a pesca, fresquinhos, com o uso moderado de leite de coco e temperos regionais, garantindo a qualidade e o sabor dos pratos. O caranguejo e a lagosta já são símbolos da culinária nordestina. O peixe tem suas várias formas de preparo, tanto cozido como frito ou assado, ele tem aqui seu tempero especial.

No Sertão, a carne de sol e a paçoca são bem acompanhadas pelo nosso "baião-de-dois". Sendo um prato típico do Nordeste, o "baião-de-dois" é a mistura de arroz e feijão, cozidos juntos, com manteiga da terra e queijo de coalho.

As frutas regionais também são muito bem servidas na forma de sucos, doces, geléias, licores e sorvetes. O caju é a fruta mais famosa, sem contar também com outras frutas em destaque, como sirigüela, imbu, cajarana, sapoti, graviola e manga.

Entre outros produtos típicos da gastronomia regional estão a castanha de caju, a rapadura, o caldo de cana e a nossa famosa cachaça.

Um comentário:

  1. Eu nao troco a nossa culinaria por nada nesse mundo... nossa culinaria eh a melhorrrr!

    ResponderExcluir