domingo, 13 de junho de 2010

Pontos turisticos

LITORAL

O litoral da Paraíba é paradisíaco. Em 117 quilômetros de extensão, desde a fronteira com o Rio Grande do Norte até os limites com Pernambuco, as praias se sucedem exibindo cenário cinematográfico, tendo a natureza e a tranquilidade como protagonistas principais. São 53 praias, entre selvagens e urbanizadas, todas banhadas por mar verde-azulado.
Toda a faixa do Litoral Sul da Paraíba compõe um cenário deslumbrante, sobressaindo as praiasde Barra de Graú, Coqueirinho, Carapibus, Tabatinga, Pitimbu, Jacumã, Barra de Gramame e Praia do Amor. Merece destaque também a sedução da famosa Praia de Tambaba, que atrai visitantes de todas as partes do mundo por contar com o único campo oficial de naturismo no Nordeste brasileiro.
Igualmente fascinante é o Litoral Norte paraibano, a partir da Praia de Intermares até a Barra de Camaratuba, na divisa com o RiO Grande do Norte. Ao longo dessa extensa área, não apenas se sucedem praias de aspecto primitivo ou já urbanizadas, como aparecem construções de notável cunho histórico. É o caso da Fortaleza de Santa Catarina, na cidade portuária de Cabedelo, reconhecido entre os mais importantes monumentos militares subsistentes no Brasil. Também em Baía da Traição há uma reserva indígena da tribo dos potiguaras que é visitação obrigatória. Em Cabedelo, a praia fluvial de Jacaré ganhou fama internacional porque ali o pôr-do-sol é sublinhado pelos acordes do Bolero de Ravel. Em meio às praias urbanas do Poço e de Camboinha, localiza-se Areia Vermelha, um banco arenoso submerso que emerge na maré baixa para deleite de adeptos de piqueniques e luaus.


TURISMO CIENTIFICO:

Conhecer o interior paraibano é fazer uma verdadeira viagem no tempo. A pré-história, por exemplo, pode ser revisitada através de toda a paisagem da região. No Vale dos Dinossauros, situado em Sousa, encontra-se um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, onde estão expostas pegadas de animais pré-históricos de 120 milhões de anos. Já no Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, é possível apreciar pinturas rupestres em grandes formações rochosas.

O mais expressivo monumento arqueológico brasileiro também está na Paraíba. É a “Itacoatiaras do Ingá”, a pedra coberta de enigmáticas gravuras de formas geométricas que inspiram as mais variadas especulações. A formação rochosa é protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

Já o Lajedo do Pai Mateus, por sua natureza exótica, é um cenário de filme. Inscrições rupestres feitas por índios que habitaram a região há mais de três mil anos, pode ser observadas. Rios e lagos contornam formações rochosas, onde está a Pedra do Capacete. O lugar ideal para caminhadas e escaladas radicais.


ECOTURISMO:

João Pessoa, a capital da Paraíba, é a cidade mais oriental do continente americano, onde o sol nasce primeiro. Sol, mar, verde, muita qualidade de vida e tranquilidade esperam por você. Mas as atrações do litoral paraibano não param por aí. Por ser a terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa possui sítios históricos e monumentos religiosos que garantem passeios inesquecíveis pela cultura e pelo passado da região. É na capital paraibana que fica a segunda maior reserva de Mata Atlântica do país, em área urbana. O Jardim Botânico ou a Mata do Buraquinho, como é conhecido, tem várias espécies da flora e fauna tropical e trilhas para caminhadas.
Outro atrativo natural paraibano é a Estância Termal do Brejo das Freiras, em São João do Rio do Peixe, famosa por suas fontes termais de águas cristalinas e vapores medicinais a 36ºC. No Hotel Brejo das Freiras é possível desfrutar desses banhos termais e da lama medicinal. Na cidade, também vela a pena conhecer o Açude de Coremas.
Para os que gostam de natureza, é possível curtir ainda, nos municípios do Agreste, Cariri e Sertão, diversas outras atividades ecológicas, como conhecer corredeiras naturais e cavernas subterrâneas, aproveitar banhos em cachoeiras e encontrar reservas de mata atlântica com árvores centenárias, clareiras, pedras gigantes e animais como raposas, coelhos e pássaros típicos da região.

ESPORTE E AVENTURA:
Para quem busca aventura, a Paraíba oferece muita adrenalina e belas paisagens. Um desses paraísos é a Cachoeira do Roncador, em Bananeiras e Borborema, que possui uma das mais belas quedas de água do estado. Lá, o lugar ideal para um rapel molhado, o turista também pode aproveitar para tomar um banho rejuvenescedor.

Quem curte a prática do rapel, também pode se aventurar na gigantesca Pedra da Boca, na pequena Araruna. O ponto turístico tem um panorama de encher os olhos, com grandes pedras espalhadas por toda a região. Com forte vocação para o turismo de aventura, a cidade atrai visitantes de todo o país.
Outro esporte muito procurado no estado é o kitesurf, que pode ser praticado no município de Cabedelo, também é conhecido por suas belas praias.




TURISMO CULTURAL:

A Paraíba sedia diversos eventos culturais que acontecem ao longo de todo ano e, a cada nova edição, o número de participantes só aumentam, o que demonstra o sucesso desses episódios. Para começar o ano, enquanto o Brasil inteiro comemora o Carnaval, Campina Grande vira a capital da fé e da paz. Os eventos, que já são uma tradição, reúne estudiosos, religiosos de todos os credos e os que desejam ficar distantes dos festejos momescos, em um encontro de ecumenismo e de confraternização espiritual.

Já em João Pessoa, acontece o Festival Nacional de Artes, Fernart, um dos maiores eventos artísticos da Paraíba, reunindo inúmeras gerações de atores, artistas plásticos, músicos, artistas circenses, cineastas, escritores, poetas, produtores e animadores culturais. O evento acontece todos os anos no Espaço Cultural José Lins do Rego.

A 120km de João Pessoa e com aproximadamente 400 mil habitantes, Campina Grande é uma das maiores cidade do interior nordestino. É nela que, desde 1983, acontece o Maior São João do Mundo. O evento, que tem duração de 30 dias, projetou a cidade no cenário nacional. Música, milho verde e cachaça. É a tradição das festas populares. Tem o autêntico forró pé-de-serra, aquele que faz levantar a poeira, e shows com grandes estrelas da música popular regional brasileira. Outro evento cultural de destaque nacional é o Festival de Inverno de Campina Grande, que reúne artistas de todo o país em um encontro de talentos das mais variadas formas de expressão artística.

NEGÓCIOS E EVENTOS:
Além de serem os mais importantes municípios da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande também são os principais pólos captadores de eventos do estado, trabalhando de forma permanente o segmento do turismo de negócios com a realização de congressos, seminários, feiras, exposições e reuniões as mais diversas.

A tranquilidade que se encontra nessas cidades, a proximidade dos equipamentos turísticos com relação aos locais dos eventos, o alto nível profissional das empresas ligadas ao turismo de negócios e a receptividade da população fazem da Paraíba o lugar ideal para a realização de eventos.

Em João Pessoa, a maioria deles acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego. O Governo do Estado também está viabilizando a construção de um moderno Centro de Convenções na área conhecida como Pólo Turístico Cabo Branco. Já em Campina Grande, o local escolhido é o Centro de Convenções Raimundo Asfora, com avançados equipamentos. Os dois municípios contam ainda com uma grande rede de hotéis com espaços adequados para a realização de eventos.

Um comentário: